top of page

Iscas de Carga: Entenda como funcionam e para que servem.

Os eventos de roubo e furto de carga tem ocorrido com cada vez mais frequência, em todas as regiões do Brasil.

Quadrilhas especializadas, agindo como verdadeiras empresas, chegam até mesmo a escolher os tipos de carga a serem roubadas, dada a facilidade que tem em repassar a mercadoria no mercado paralelo.

Há até mesmo casos de encomendas de roubo de cargas, por parte de comerciantes inescrupulosos, o que acaba por impulsionar esse tipo de crime.

Quando ocorre um roubo de carga, geralmente é empregado uso de violência para render o motorista e não raro é utilizado um aparelho para bloquear o sinal do rastreador do veículo, para que o seu rastreamento não possa ser realizado.

Jammer ou Capetinha

Esse equipamento é o Jammer, também conhecido como Capetinha ou bloqueador. Pela sua capacidade de bloquear os sinais de rastreamento, o veiculo desaparece das telas de monitoramento, possibilitando dessa forma que o veículo seja deslocado para um local ermo e a carga possa ser retirada e levada pelos ladrões.

Em algumas oportunidades os ladrões levam o veículo com a carga para um depósito, com o propósito de "depená-lo" além de roubarem o seu conteúdo.

As iscas são equipamentos ocultados em meio a carga e podem inclusive simular um produto ou uma embalagem, de modo a dificultar a sua localização pelos ladrões. Sendo um equipamento portátil, de pequeno tamanho, com bateria de longa duração, podendo emitir sinais por até 90 dias ou mais, as iscas possuem tecnologias diversas para transmissão de sinais, de modo a possibilitar o seu rastreamento e recuperação até mesmo em situações extremas.

As iscas de carga transmitem o posicionamento utilizando as seguintes tecnologias:

GPS: A localização é obtida a partir dos satélites de GPS, e o posicionamento é transmitido por sinal de celular (GSM/GPRS) por meio de um chip contido em seu interior, para o sistema de monitoramento. Deste modo, a localização exata do veículo e da carga pode ser acompanhado em um mapa.

LBS: Na falta ou na dificuldade de obtenção do sinal de GPS, seja pela espessura do baú ou em virtude da isca estar oculta em meio a carga, a localização se dá por meio do sinal LBS, a partir da triangulação do sinal das antenas de celular existentes no trajeto onde o veículo estiver. Essa localização é exibida por meio de um círculo que define a área onde a carga se encontra.

RF (Radiofrequência): Quando os sinais de GPS e LBS são bloqueados por meio do Jammer, a isca aciona automaticamente a emissão de sinal por meio de RF.

Esse sinal não é bloqueado possibilitando desta forma a localização da carga. No entanto, o sinal RF não é transmitido para a plataforma de rastreamento. Sua localização é obtida por meio de uma antena específica, que permite a localização exata da carga, mesmo a longas distâncias. As empresas de pronta resposta em todo o Brasil, possuem essas antenas para localização e recuperação de cargas roubadas.

Consulte o site www.wtrack.com.br para saber mais sobre as iscas de carga.

Autor: Odair Carlos Neves - WTrack Tecnologia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
004.png
bottom of page